Artigo aprovado sobre Marketing Empreendedor
O grupo ADMKT teve um artigo aprovado na REGEPE – Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (www.regepe.org.br/). O artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da egressa Jaquelyne Resende. O foco é na discussão de como o marketing é utilizado na gestão de micro e pequenas empresas.
Os autores são: Ricardo Limongi, Jaquelyne Resende, Altair Camargo, Maria Salete Freitag e Marcos Severo.
Resumo: A literatura de marketing empreendedor vem contribuindo com a discussão de como o marketing pode contribuir na gestão das micro e pequenas empresas (CARSON, 1990; STOKES, 2000). Para contribuir com esta temática, este estudo identificou as estratégias da gestão de marketing em MPE(s) a partir da aprendizagem dos gerentes-proprietários de 40 empresas localizadas em Goiânia e região metropolitana. A análise de dados ocorreu por meio da análise de discurso e a análise de conglomerados. Foi identificado que a aprendizagem dos gerentes-proprietários ocorre por meio da observação da dinâmica do mercado e por meio de experiências realizadas no cotidiano. Concluiu-se ainda que os aspectos como o relacionamento, comunicação boca-a-boca e o diálogo com o cliente são praticados nas MPE(s) sem a consciência de serem ações gerenciais sistematizadas.
Palavras-chave: Marketing; Marketing Empreendedor; Aprendizagem Gerencial; Método Misto; MPE.