Confira os artigos aprovados no EMA

O VI EMA – Encontro de Marketing que será realizado entre os dias 25 e 27 de maio em Gramado liberou os artigos selecionados para leitura. O grupo ADMKT teve dois artigos aprovados, e você pode conferí-los abaixo: Curtir, Comentar,...

O VI EMA – Encontro de Marketing que será realizado entre os dias 25 e 27 de maio em Gramado liberou os artigos selecionados para leitura. O grupo ADMKT teve dois artigos aprovados, e você pode conferí-los abaixo:

Curtir, Comentar, Compartilhar: o Impacto da Tipologia da Postagem sobre a Interação do Cliente com a Marca na Rede Social Virtual

Autores: Milena Costa, Marcos Inácio Severo de Almeida, Ricardo Limongi ,Paulo Roberto Scalco, Altair Camargo Filho

Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa fundamentada em estudos que categorizam conteúdos em redes sociais virtuais, cujo objetivo foi mensurar o impacto da tipologia da postagem sobre as métricas curtir, comentar e compartilhar. A investigação foi operacionalizada no Facebook a partir da categorização de postagens em oito perfis de marcas de cerveja, totalizando 2583 observações. Três modelos de regressão foram construídos e estimados de maneira robusta por meio do método dos Mínimos Quadrados Ordinários. Os resultados revelam que três tipologias exercem impacto positivo sobre comentários, compartilhamentos e curtidas, o que sugere um padrão e indica um caminho teórico-empírico para futuros trabalhos.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

Impacto da Extensão do Serviço na Distribuição Exclusiva de Produto: uma investigação na categoria de combustíveis

Autores: Marcos Inácio Severo de Almeida, Antonio Isidro-Filho, Rafael Barreiros Porto, Ricardo Limongi

Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa com o objetivo de identificar o impacto da existência dos serviços de loja de conveniência e troca de óleo lubrificante sobre as vendas de combustíveis. Foram reunidos dados de venda de 19 postos de gasolina ao longo de 27 meses. Os dados foram submetidos a duas regressões em estrutura de painel de efeitos aleatórios, estimadas por meio dos Mínimos Quadrados Generalizados. Os resultados revelam um impacto positivo da extensão do serviço na distribuição exclusiva de gasolina aditivada e corroboram pressupostos que afirmam que ambiente e serviços constituintes influenciam positivamente a prestação do serviço.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra