Texto dessa semana discute tamanho de grupos e gasto médio por cliente

#ADMKTdiscute: Cuidado ao sair de casa para comer!

Texto dessa semana discute tamanho de grupos e gasto médio por cliente

O texto dessa semana do #ADMKTdiscute mostra a influência de fatores contextuais no comportamento do consumidor. Uma pesquisa recém-divulgada revelou que o tamanho do grupo de pessoas em uma mesa de restaurante pode ser responsável pelo aumento dos gastos individuais. O ADMKT é o Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor da Universidade Federal de Goiás. A proposta do grupo é ser referência em pesquisa de marketing e ensino em nível de pós-graduação de marketing. Por essas razões, o grupo gerencia o MBA em Gestão de Marketing e Análise do Consumo. Continue acompanhando nossas atualizações!


Você dificilmente sai com os seus amigos para bares e restaurantes imaginando que a quantidade de pessoas sentadas à mesa influencia diretamente no SEU gasto nesses locais, não é verdade? Pois um estudo recém-publicado por pesquisadores franceses descobriu que o tamanho do grupo de pessoas influencia o consumo individual e o tipo de refeição escolhida, sabia?

Esses pesquisadores tiveram acesso a recibos de vendas de 4171 clientes em 2753 mesas de três restaurantes franceses. Eles dividiram os consumidores em três grandes grupos: um, dois ou três ou mais clientes por mesa. As duas principais perguntas do estudo eram as seguintes:  1 – Quanto maior o grupo de pessoas sentadas à mesa, maior é o gasto médio por pessoa; e 2 – Quanto maior o número de pessoas sentadas à mesa, maior é a proporção de escolha de itens do menu com preço “pré-fixado” (pense naquele ‘almoço executivo’ de um restaurante, composto por entrada, prato principal e sobremesa!).

Os fundamentos do comportamento por trás dessas perguntas são simples: como consumidores, respondemos a pressões sociais e nos sentimos motivados a “seguir” recomendações de um grupo. É por isso que às vezes é difícil falar não para aquela garrafa de vinho de preço acima da média, que seus amigos pedem para dividir no bar/restaurante!

Os resultados encontrados revelaram que quanto maior o grupo de pessoas, mais significativo é o aumento do gasto individual. Da mesma forma, quanto maior o grupo de pessoas sentadas à mesa, maior a proporção de itens do menu com preço “pré-fixado” (contra à-la-carte) pedida.

Quais são as implicações práticas dessa pesquisa? Primeiro, donos de restaurantes devem levar em consideração a importância dos grupos como facilitadores ou inibidores do comportamento humano ao elaborar suas estratégias. Segundo, um cliente em um grupo está naturalmente mais inclinado a gastar mais que aquele que se senta sozinho à mesa. Portanto, se você está ‘apertado’ financeiramente e pretende sair para comer alguma coisa, já sabe né? Vá sozinho! ??

Referência: Clauzel, A. et al. (2019). Dining alone or together? The effect of group size on the service customer experience. Journal of Retailing and Consumer Services, 47, 222-228.