Pesquisadores manipularam tamanho do prato em relação à quantidade de comida servida

#ADMKTdiscute: Tamanho do prato interfere na intenção de compra e quantidade servida

Pesquisadores manipularam tamanho do prato em relação à quantidade de comida servida

O #ADMKTdiscute dessa semana analisa a percepção do consumidor diante da apresentação de um prato de comida. Uma pesquisa recém-lançada mostrou que o tamanho do recipiente interfere na percepção do consumidor, na intenção de compra e na quantidade de alimento servida. Esse tipo de pesquisa pode modificar comportamentos indesejados, reduzir níveis de ingestão de calorias, e assim beneficiar tanto consumidores como a indústria alimentícia. O ADMKT é o Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor da Universidade Federal de Goiás. A proposta do grupo é ser referência em pesquisa de marketing e ensino em nível de pós-graduação de marketing. Por essas razões, o grupo gerencia o MBA em Gestão de Marketing e Análise do Consumo. Continue acompanhando nossas atualizações!


Imagine você se nós disséssemos que o consumidor é traído por seus pensamentos, sua percepção. Esse fenômeno tem nome e é chamado de ‘Ilusão de Delboeuf’: consiste em uma ilusão ótica bastante utilizada por restaurantes, você sabia? Ao colocar uma quantidade razoável de comida em pratos pequenos, os consumidores são ludibriados pelos seus cérebros e comem menos que o normal. Um grupo de pesquisadores testou isso em dois estudos procurando responder o seguinte:

1) Consumidores vão avaliar o alimento como mais saboroso quando este for apresentado em pratos ‘pequenos’, menores que o normal;

2) Consumidores vão se alimentar de menores quantidades de comida quando esta for apresentada em pratos ‘pequenos’, menores que o normal.

Para testar essas indagações a segunda parte da pesquisa envolveu avaliação em cenário real: potenciais consumidores foram divididos em dois grupos e expostos a duas imagens de embalagens com a mesma quantidade de cereais nos pratos, mas com pratos de tamanhos diferentes (veja a imagem).

Depois de expostos a essa imagem, os participantes deveriam servir-se de cereal em um recipiente (prato) de tamanho médio. Todos os participantes estavam há pelo menos quatro horas sem se alimentar. A quantidade de cereal dos pratos de cada participante foi pesada e eles responderam sobre o quanto o cereal exposto na embalagem parecia saboroso, avaliando suas percepções em uma escala de 1 (pouco saboroso) a 7 (muito saboroso).

Os resultados mostraram que consumidores avaliaram os cereais mostrados no prato menor como mais saboroso, com uma diferença entre os escores de avaliação de 0,69. Em segundo lugar, a quantidade de alimento servida entre os consumidores que se alimentaram no prato menor foi 19.72% menor, o que denota que ilusões de ‘grandes porções’ (quando o alimento é servido em pratos menores) altera a percepção do consumidor, que o considera mais saboroso.

A quantidade servida foi menor quando essa ilusão aconteceu. Ao fazer uso da ‘Ilusão de Delboeuf’, gestores da indústria alimentícia podem promover seus produtos sem necessariamente encorajá-los a comer mais.

Referência: Soleymanian, M. et al. (2019). Are large portions always bad? Using the Delboeuf illusion on food packaging to nudge consumer behavior. Marketing Letters, 29(4), 435-449.