#ADMKTdiscute: Você tem comprado mais por meio de aplicativos? Antes de seguir com a leitura, tenho duas perguntas para você: (a) você tem comprado mais pelo celular ou pelo site? -...

#ADMKTdiscute: Você tem comprado mais por meio de aplicativos?

#ADMKTdiscute: Você tem comprado mais por meio de aplicativos? Antes de seguir com a leitura, tenho duas perguntas para você: (a) você tem comprado mais pelo celular ou pelo site? - pensou!? (b) você usa todos os aplicativos...

#ADMKTdiscute: Você tem comprado mais por meio de aplicativos?

Antes de seguir com a leitura, tenho duas perguntas para você:

(a) você tem comprado mais pelo celular ou pelo site? - pensou!?

(b) você usa todos os aplicativos do seu celular com frequência? - usa mesmo!? :)

Nesta semana, o #ADMKTdiscute apresenta um artigo com uma temática de interesse de gestores e pesquisadores de marketing: inserir um novo canal de compra, o aplicativo, faz com que os consumidores façam mais compras? Ou ainda, estimula as compras em diferentes níveis de compartilhamento de gastos entre categorias de produtos e fidelidade?

Em pesquisas recentes, como as conduzidas pelo portal Statista, foi identificado que 40% das transações online já ocorrem por meio de celular. Neste sentido, as empresas, em geral, investem em tecnologias para que o processo de compra ocorra de forma integrada entre os canais físicos e digitais. Assim, os pesquisadores analisaram um varejista chinês no segmento de remédios (não prescritos) e cosméticos. Foram avaliados 3.378 consumidores que representaram, no total, 13.654 compras durante o período analisado. A empresa estudada utiliza as lojas físicas para distribuição dos produtos após as compras, o canal digital (site e aplicativos) concentra a maior parte das vendas. Com o objetivo de avaliar o impacto do uso do aplicativo nas vendas os pesquisadores avaliaram dois cenários: antes e depois do lançamento do aplicativo, e classificaram os consumidores como: usuários adotandes de aplicativos e os usuários não adotandes de aplicativos.

Dentre os principais resultados estão que os usuários que adotam o aplicativo têm maior incidência de compra, compram com mais frequência e gastam mais em cada pedido do que os não-adotantes. Também foi descoberto que a adoção de aplicativos pode ter um efeito positivo mais forte no tamanho do pedido do que clientes que têm um gasto menor de produtos de alto preço e menos fiéis. Assim, os efeitos são positivos na adição de um canal de compra, semelhante, no caso do site para o aplicativo. Sendo assim, é recomendável o investimento em aplicativos que tenham semelhança com a navegabilidade do site, afinal, apesar da semelhança com os dispositivos móveis, o aplicativo contribui para induzir os clientes não leais a comprar mais e, assim, estimular potencialmente a lealdade desses clientes.

E na sua empresa? Tem planos de ampliar os canais digitais de venda? Você, como consumidor, tem comprado mais por aplicativos?

Referência: Liu, H., Lobschat, L., Verhoef, P. C., & Zhao, H. (2019). App Adoption: The Effect on Purchasing of Customers Who Have Used a Mobile Website Previously. Journal of Interactive Marketing, 47, 16–34. doi:10.1016/j.intmar.2018.12.001

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