pm_20082021

Consumidores gastam menos usando aplicativos

Aplicativos móveis estão presentes em nosso cotidiano e de empresas que usam apps para se relacionar com o cliente, fornecer serviços e incentivar compras. Mas será que a adoção de aplicativos é uma garantia de retorno positivo para as empresas?

Pesquisadores descobriram que, quando os consumidores adotam os aplicativos, as empresas podem obter piores resultados. Isso acontece porque os consumidores pesquisam muito e acabam baixando os aplicativos da concorrência para a pesquisa de produtos, diluindo os gastos em diferentes apps. Por exemplo, no setor hoteleiro, se um consumidor utiliza o app para buscas e também para fazer o check-in, ele tende a gastar mais, porém se ele utiliza o app apenas para buscas, ele tende a gastar menos.

Para as empresas, o lado negro da adoção de aplicativos nos gastos dos clientes pode ser atenuado pelo incentivo ao uso dos serviços do aplicativo, para aumentar o engajamento do cliente com o app e a empresa, sua lealdade, e reduzir a percepção dos custos de adoção do app.

Resumo escrito por @pontedomarketing

Fonte: Gu, X., & Kannan, P. K. (2021). The Dark Side of Mobile App Adoption: Examining the Impact on Customers' Multichannel Purchase. Journal of Marketing Research (JMR), 58(2).

#plataformas #relacionamento #comportamento #app #aplicativos #mobilemarketing #marketing #Promoçãodevendas #tecnologia #inovação

Categorias: pontedomarketing