
Prof. Ricardo Limongi ministrou palestra sobre IA no Ambiente de Trabalho
A palestra de abertura do evento trouxe o tema da inteligência artificial, que tem ganhado muito destaque nos últimos anos, e o desafio para o bom uso e desenvolvimento de práticas adequadas dessa ferramenta, que tem potencial para interferir na vida das pessoas. Com o tema "A inteligência artificial no ambiente de trabalho", foi ministrada logo após a abertura do evento, pelo professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face UFG), Ricardo Limongi, na qual abordou os benefícios e os perigos do uso de ferramentas que utilizam de inteligência artificial.
O palestrante comentou estudos que provam que o uso excessivo da ferramenta prejudica o raciocínio cerebral, a partir da perspectiva da neurociência. “O grande desafio é que o nosso cérebro é plástico [consegue se adaptar e mudar ao longo do tempo], eu tenho que necessariamente ficar movimentando. E cada vez mais, em que eu estou terceirizando todo o processo para a inteligência artificial”, explica Ricardo, pontuando que essa ação acaba diminuindo o QI [quoeficiente de inteligência] do usuário e a autonomia racional de produção. Ricardo Limongi reforçou a importância de que as pessoas sejam formadas no letramento na área de inteligência artificial, para que se possa conhecer os limites e aplicações da ferramenta, que em nada substitui o trabalho humano. Ele alertou ainda sobre a necessidade de que sejam aprovadas leis que garantam a proteção de dados e que permitam ao usuário saber exatamente como as informações fornecidas serão utilizadas e até que ponto.
Reiterou ainda que as ferramentas são realidades, e devem sim serem usadas, porém, de forma consciente que está ali para auxiliar o ser humano e não substituí-lo. Segundo o professor, a inteligência artificial é uma automação de tarefas que pode diminuir muito tempo de atividades repetitivas, então deve-se ensinar os usuários a manuseá-las, pois na maioria das vezes, eles não entendem o que está acontecendo ali. Ao final, os participantes puderam levantar questões e dialogar sobre o tema e suas possíveis aplicações diárias.
Fonte: Secom - UFG
Categorias: admktnews