Boletim ADMKT #1

Quais as diferenças devem ser consideradas no planejamento de conteúdo para as redes sociais mais utilizadas no Brasil?

As redes sociais têm sido amplamente utilizadas para uma maior interação com o consumidor. No Brasil 31% da população está no Facebook (terceiro país com mais acesso) e 15% no Instagram (segundo país com mais acesso). Como interação, os usuários curtem, comentam e compartilham postagens de empresas e marcas que se identificam. Apesar desse uso frequente, as empresas ainda têm dúvidas quando vão planejar o conteúdo de uma nova postagem. Por exemplo: Qual tipo de postagem gera maior engajamento com os usuários? O que pode ser feito para ter mais curtidas e comentários nas postagens? Usar hashtags influencia na interação com os usuários? Devo utilizar a mesma postagem no Facebook e no Instagram? Será que o envolvimento do usuário com a publicação ocorre do mesmo modo no Facebook e no Instagram?

Pensando em oferecer respostas a essas perguntas os pesquisadores Denise Santos de Oliveira, Ricardo Limongi Coelho França e Marcos Inácio Severo de Almeida, do Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor (ADMKT) da UFG, desenvolveram um estudo nas redes sociais Facebook e Instagram. A pesquisa analisou 1849 postagens de micro e pequenas empresas de cinco diferentes segmentos (alimentação, beleza, calçados femininos, tatuagens e roupas femininas para ginástica) durante oito meses.

Cada postagem foi analisada a partir de categorias validadas durante a pesquisa: 1. Fã (o fã ou seguidor é responsável pela ideia central da postagem, utilizando o produto e/ou serviço, visitando a loja, e sendo marcado na postagem), 2. Publicidade (postagem que promove a marca, apresentando seus produtos, serviços ou conteúdos de diversão com o intuito de atrair a atenção dos seguidores), 3. Evento (tais como carnaval, réveillon, festa junina, e é responsável pela ideia central da postagem, estando a marca ligada ou não a esse evento), 4. Informação (a postagem apresenta uma informação, por exemplo, “a loja não abrirá amanhã”, “ocorrerá evento na loja”), 5. Serviços (postagem de um link ou peça publicitária com informações acerca de como adquirir determinado produto, com dados para contato) e 6. Promoção (postagem que promove a participação do fã ou seguidor em troca de uma recompensa).

Os principais resultados revelam que o tipo de postagem que gera maior quantidade de curtidas e comentários varia entre as redes sociais Facebook e Instagram. No Facebook verificou-se que as publicações do tipo evento recebem 27% a mais de curtidas do que outros tipos de publicações e é indiferente no aumento no número de comentários; além disso, na mesma rede social, o uso de hashtags na descrição da postagem também não é relevante, ou seja, não aumenta a quantidade de curtidas e comentários. Já no Instagram verificou-se que as postagens com temática relacionada a eventos apresentam dois comportamentos diferentes: aumentam em 34% o número de curtidas, mas reduzem 57% dos comentários. Outro resultado da pesquisa diz respeito às postagens do tipo promoção, que recebem 18,84% mais curtidas e 52,36% mais comentários do que outros tipos de postagens. Além disso, o uso de hashtags na descrição da postagem apresenta, em média, 15% a mais curtidas e 27% comentários a mais do que as postagens que não utilizam hashtags.

Esses e outros resultados desse estudo podem ser acessados no artigo publicado sobre a pesquisa no seguinte endereço: goo.gl/ryaOBs