Boletim ADMKT #2

Trabalho do grupo ADMKT, da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, reuniu dados de 2583 postagens de cerveja no Facebook

Gestores e agências questionam qual o conteúdo com maior carga “viralizante” no Facebook, uma vez que o principal objetivo de algumas campanhas realizadas em redes sociais virtuais é fazer com que o público-alvo reproduza o conteúdo postado pelas marcas em seus próprios perfis.

Uma pesquisa realizada por membros do Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor ADMKT (https://www.face.ufg.br/admkt/) forneceu indícios sobre este comportamento. Os pesquisadores reuniram dados de 2583 postagens publicadas em perfis de oito marcas de cerveja brasileiras ao longo de três meses.

As publicações foram classificadas segundo sete categorias criadas com o estudo: postagens de fãs, aplicativos, eventos, informativas, enquetes, promoção e publicidade e serviço. A base de dados contou também com uma informação básica, o número de compartilhamentos que cada uma das postagens havia recebido, bem como horário, dia da semana e outras.

A pesquisa foi desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Milena Costa, hoje Mestranda em Administração da Universidade Federal de Goiás. O modelo estatístico desenvolvido pelos docentes Marcos Severo, Ricardo Limongi e Paulo Scalco identificou que duas tipologias de postagens são as maiores responsáveis pela variabilidade dos compartilhamentos no Facebook: as postagens de fãs e de promoção e publicidade.

Particularmente, quando marcas de cerveja reproduziram em seus perfis a postagem de um fã, esta recebeu, em média, ao menos duas vezes mais compartilhamentos que as outras tipologias. Esse resultado é importante para o marketing praticado em redes sociais virtuais, pois revela os tipos de conteúdo responsáveis por influenciar os níveis de engajamento dos usuários.

A pesquisa foi publicada no volume 18 da Review of Business Management, periódico nacional publicado na língua inglesa, classificado como A2 no sistema de classificação Qualis/Capes.

O artigo na íntegra pode ser lida no seguinte endereço: goo.gl/prFLtW