Canais de Marketing

Projetos em andamento:

Título: Um Estudo Empírico dos Antecedentes da Preferência do Consumidor por Canais de Varejo

Descrição: O objetivo deste estudo é avaliar se características como o uso de dispositivos móveis, a orientação de compra e a percepção de canal são antecedentes na escolha do canal pelo consumidor. A análise do estudo será feita por meio de uma proposta de uma rede nomológica que envolverá diferentes etapas de validação. A expectativa com a pesquisa é uma melhor compreensão das dimensões do comportamento showrooming (procura do produto em lojas físicas e intenção de transacionar no ambiente digital) e webrooming (procura do produto em lojas virtuais e intenção de transacionar em lojas físicas), e (ii) as características referentes ao uso de dispositivos móveis, orientação de compra e percepção do canal em relação a escolha do canal pelo consumidor. Do ponto de vista acadêmico a contribuição esperada com o estudo é a proposta de uma rede nomológica que avalie de maneira integrada os antecedentes da preferência do canal pelo consumidor. E do ponto de vista gerencial, apresentar quais características que antecedem a escolha do canal pelo consumidor para que as empresas possam elaborar estratégias de marketing visando melhores resultados comerciais e financeiros.

Coordenador: Prof. Ricardo Limongi

Título: A Tomada de Decisão dos Consumidores em Ambientes Multicanal e Multitarefa

Descrição: O objetivo deste estudo é identificar a influência da tecnologia no processo de tomada de decisão do consumidor a partir de uma perspectiva econômica e psicológica, em especial, no contexto do varejo multicanal, ou seja, a interação de canais físicos e digitais de relacionamento e nos dispositivos móveis.

Coordenador: Prof. Ricardo Limongi